Gestão Ambiental Empresarial: Um novo conceito de sucesso empresarial

A gestão empresarial já é uma área muito discutida em todo o mundo organizacional, seus modelos de gestão, índices de avaliação, métodos. A conjuntura empresarial tem a sua disposição um arsenal de ferramentas administrativo-financeiras capazes de auxiliar qualquer empresário em sua lida diária na gestão de sua empresa.

Já a gestão ambiental é uma área notória do sistema de gestão que surgiu há pouco tempo, mas tem atingido proporções respeitáveis no mundo. Esta área tem sua base nas crescentes preocupações mundiais quanto ao resultado das ações humanas no meio ambiente, criando métodos e desenvolvendo ferramentas eficazes para gerenciar uma empresa de forma ambiental e socialmente correta.

Recentemente, estudos de renomados pesquisadores apontam para um novo modelo de gestão: a gestão ambiental empresarial. Esta linha de pensamento contemporâneo teve início há aproximadamente três décadas, mas foi nos últimos dez anos que a questão ambiental dentro das organizações tomou forma e se tornou assunto importante e de grandes proporções, não só no meio organizacional, como também social e governamental.

Durante milhares de anos, o ser humano vem usufruindo dos serviços ecossistêmicos, e a cada ano mais, com uma tendência crescente. Por consequência, deposita os resíduos no meio ambiente em proporções que este é incapaz de absorver. O resultado disto é o acúmulo de resíduos nos ecossistemas, além da degradação deste. O mundo moderno começou a enxergar os resultados destas ações humanas ao longo dos anos e percebeu que, caso não haja ação imediata contrária, o planeta está fadado a extinção da vida.

A sociedade acordou para as questões ambientais e se assustou quando percebeu as mudanças naturais acontecendo e teve reforço da argumentação fundamentado nos desastres naturais dantescos, decorrentes da inconsequência das ações antrópicas nos ecossistemas.

Como as organizações são formadas por partículas da sociedade, então surge neste instante as preocupações das empresas em solucionar os problemas acima destacados. Neste contexto, a cúpula administrativa das organizações começa a pensar nos quesitos além da gestão empresarial, para chegar a gestão ambiental empresarial. E então surgem as primeiras dúvidas para integrar essas duas áreas.

Integrar a gestão ambiental e a gestão empresarial custa tempo e dinheiro, pois necessário se faz desenvolver um sistema de gestão ambiental e aplicá-lo a gestão empresarial, preocupando-se sempre em que o custo destes dois sistemas em conjunto não possa ser deficitário para a organização.

Para isso surge a questão: qual deve ser o principal foco de uma gestão ambiental empresarial efetiva?

Com o novo modelo de gestão, surgem novos focos e novas preocupações, porém toda organização preocupa-se ainda, de forma capitalista, com seus resultados financeiros, e isto é óbvio e necessário, pois qualquer organização que não for capaz de gerar resultados financeiros, não se sustentará.

O caminho apresentado é o primeiro passo para desvencilhar-se das dúvidas inerentes a esta nova área do conhecimento. O principal foco da gestão ambiental empresarial para obter sucesso no mundo moderno, para ser efetiva, é a PROATIVIDADE pois uma coisa é óbvia: Não há como NÃO ENFRENTAR as questões ambientais na atualidade, esta é uma tendência mundial crescente.

 

Por Hebert Pedroso

contato@hebertpedroso.com.br

DEIXE SEU EMAIL E RECEBA NOSSAS
NOVIDADES E INFORMATIVOS
Telefones:
(35) 3531-5393
(35) 98871-4511
Horário de Funcionamento:

Das 8h00 às 17h00

De segunda à sexta

Endereço:
Av. Monsenhor Felipe, 316 - Vila Dalva
São Sebastião Do Paraíso - MG
CEP: 37950-000
E-mail:
contato@grupocontrole.eco.br